Como Vender Crochê - 3ª Parte - Exterior

Como Vender Crochê - 3ª Parte - Exterior:
Já falamos de como calcular o preço do Crochê e também de como vender suas peças pessoalmente e pela net. Que tal vender para o exterior? Seu Crochê espalhado pelo mundo.

A venda para o exterior é semelhante a venda feita pela net para o Brasil. O que muda além da dificuldade do contato pela diferença de idioma é o envio que custa um pouco mais caro e principalmente o pagamento.

Contato: Você recebe um e-mail escrito em português, mas de forma estranha com a concordância errada. Ao final um gracias ou tranks e descobre que o texto foi escrito por um tradutor automático. As vezes a mensagem vem em outro idioma que você tem até dificuldade de identificar. Pode ser alguém do exterior querendo uma peça sua em Crochê. Você não precisa se assustar, embora tenham algumas dificuldades podem ser contornadas com dicas simples.

Se a cliente for de Portugal a língua não é problema. Se for da Espanha ou de países que falam espanhol é possível entender quase tudo. O inglês, francês, italiano e outros idiomas você pode recorrer a um tradutor automático tanto para ler a mensagem da cliente como para sua resposta. Não precisa comprar nenhum programa ou baixar nada para o seu PC. O Google tem a Ferramenta de Idiomas que é fácil de usar. Clique aqui para conhecer.

Basta escrever o texto a ser traduzido e configurar os idiomas, em seguida clique em traduzir. Como é difícil escrever em outro idioma use o recurso de copiar e colar o texto da mensagem que recebeu e também para enviar a resposta. A tradução não é perfeita, me parece que nenhum tradutor automático consegue ser 100% fiel mas é muito bom o resultado e no meu caso sempre resolveu.

Envio: Da mesma forma que você envia para o Brasil também pode ser feito pelos Correios, o que muda são as opções. A forma mais rápida é a Encomenda Expressa que seria “um sedex internacional” que também é a mais cara. Há casos que sai mais cara do que o produto a ser envaido por causa do peso.
Existem outras mas eu recomendo a Leve Prioritária que sai mais em conta e o prazo de entrega é razoável, o único detalhe é que o peso total incluindo a embalagem não pode passar de 2 kg. Em peças de Crochê é um limite de peso mais do que suficiente.


Os correios também disponibilizam uma ferramenta para calculo do valor no seu site que pode ser acessada Clicando Aqui .

Se tive duvida entre em contato com os telefones dos correios que são gratuitos: 3003-0100 Capital e regiões metropolitanas ou 0800-7257282 para o interior.

Você tem o valor da peça e das opções de envio em nossa moeda (Real), agora você precisa converter para a moeda do país da sua Cliente. Na Europa em quase todos os países é usado o Euro, nos Estados Unidos o Dólar. E se for para outros países? Você teria de converter para a moeda local o que nem sempre é fácil. Eu envio o valor em dólares americanos por ser uma moeda de referência em todo mundo e sempre deu certo, portando deixo esta sugestão.

O valor do Euro ou Dólar é bem fácil. Pode ser calculado no site do Banco Central ou nos principais portais da net. Basta escrever no Google e escrever cotação e a moeda que deseja que vão aparecer diversos links.
Tendo a cotação ficou fácil, basta dividir o valor em Reais da peça com o frete pelo valor da moeda que deseja. Vamos a um exemplo prático: A peça fica em R$ 150,00 + o frete de R$ 30,00 totalizando R$ 180,00. Se a cotação do Dólar for de R$ 1,80 o valor da encomenda seria de U$ 100,00 (cem dólares).


Como a cotação das moedas está sujeita a variações aconselho a aumentar o preço entre 5 a 10 % para se prevenir perdas e também compensar diferença de cotação no momento do resgate do valor enviado pela cliente que explicarei depois. Informe a cliente que o orçamento é válido por uma semana.

Tente explicar o preço e demais detalhes da venda para sua cliente da melhor forma. Eu costumo mandar o texto de resposta em português e também traduzido de forma automática para o idioma dela. É bom lembrar que você está conversando com alguém de outro país e cultura diferente da sua.

Pagamento: Esta é a parte mais complicada pois envolve transferência de valores entre países. Há diversas formas, vou citar as que conheço e explicar alguns detalhes.

- Western Union: É uma empresa especializada em remessas de valores entre países. Em alguns países como Portugal por exemplo funciona em agências dos Correios, em outros funciona junto a Bancos. Você precisa enviar a sua cliente seu nome completo e endereço. Cuidado com a grafia correta pois se tiver erro pode dificultar o recebimento. Após a cliente fazer a remessa ela vai lhe enviar um código numérico que você vai levar a uma agência do Banco do Brasil junto com seus documentos para receber o valor. Você não paga pelo serviço, o custo é pago pela cliente no envio.

- Vale Postal Internacional: É uma remessa de valores através dos Correios. A cliente faz nas agências dos Correios do seu país e depois de alguns dias chega o aviso na sua residência e você faz a retirada do valor na agência dos Correios especificada. Você não paga pelo serviço, o custo é pago pela cliente no envio.

- Xoom e outras empresas semelhantes: São empresas que faz transferências bancárias pela net de vários países para o Brasil. Você precisa enviar a sua cliente os seus dados bancários completos incluindo o nome completo e CPF. Após a transferência ser feita o valor entra na sua conta em torno de 48 horas. Geralmente você não paga pelo serviço, o custo é pago pela cliente no envio.

- Paypal: é uma empresa virtual que realiza pagamentos on line com a vantagem da cliente poder fazer a operação toda on line. Para isso ela vai ter que usar Cartão de Crédito Internacional. Você precisa abrir uma conta no Pay Pal que é bem simples e não tem custo, você paga apenas se receber algum valor. Esta conta é identificada pelo seu e-mail e funciona como uma conta corrente onde você pode adicionar valores e fazer retiradas. Caso você queira retirar o dinheiro o valor é creditado em sua conta bancária aqui no Brasil, lembrando que a conta bancária tem de ser no seu nome. Dependendo do valor é cobrada uma pequena tarifa por esta operação.
O cliente não paga pelo serviço do Pay Pal, é descontado de você uma taxa de intermediação. Mesmo com todos os detalhes eu considero a melhor opção pela facilidade da operação. Na net você encontra até Paps ensinando a usar o serviço.


Para mais informações procure os sites das empresas. Basta entrar no Google e fazer uma busca.

- Pagamento aqui no Brasil: Há muitas brasileiras no exterior e costumam ter família aqui. Algumas tem até conta bancária ainda. Neste caso as opções de pagamento são as mesmas de vender para o Brasil e isso facilita muito.

Atenção: As informações acima estão sujeitas a mudanças. Por serem empresas internacionais estão sujeitas a Leis de vários países. Consulte sempre sobre taxas e descontos antes de enviar a sua cliente as opções de pagamento. Valores recebidos do exterior devem ser declarados no seu IR e estão sujeitos a tributação. Comigo sempre funcionou de forma satisfatória mas isso não garante que funcione para você também.

Se sua cliente fechou a encomenda ou comprou sua peça pronta envie o mais rápido possível. Se as pessoas tem desconfiança de comprar pela net em seu próprio país imagine então de outro. Assim que fizer o envio informe a sua cliente e lhe mande o número do documento. O rastreamento dos correios do Brasil funcionam para o exterior apenas para Encomenda Expressa. Se for por Prioritária Leve ou outra vai informar apenas até a saída do país, mas a cliente pode acompanhar pelo rastremanto nos Correios do seu país, já que vários tem este serviço.

As vendas ao exterior são um pouco mais complexas mas geralmente compensam até mesmo pelo prazer de ter uma peça produzida por você em outro país. Há muitas brasileiras morando no exterior e elas também compram. Nos últimos tempos com a crise americana e depois na Europa as vendas ficaram mais raras, mas isso é temporário e devem se normalizar em breve.



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